quarta-feira, 14 de abril de 2010

Inflamação e mecanismo de reparação

Inflamação

A inflamação (do Latim inflammatio, atear fogo) ou processo inflamatório é uma resposta dos organismos vivos homeotérmicos a uma agressão sofrida. Entende-se como agressão qualquer processo capaz de causar lesão celular outecidual. Esta resposta padrão é comum a vários tipos de tecidos e é mediada por diversas substâncias produzidas pelas células danificadas e células do sistema imunitário que se encontram eventualmente nas proximidades da lesão.
A inflamação pode também ser considerada como parte do sistema imunitário, o chamado sistema imune inato, assim denominado por sua capacidade para deflagar uma resposta inespecífica contra padrões de agressão previamente e geneticamente definidos pelo organismo agredido. Esta definição se contrapõe à da imunidade adquirida, ou aquela onde o sistema imune identifica agentes agressores específicos segundo seu potencial antigênico. Neste último caso o organismo precisa entrar em contato com o agressor, identificá-lo como estranho e potencialmente nocivo e só então produzir uma resposta.

Bibliografia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Inflama%C3%A7%C3%A3o

Sinais cardinais da inflamação aguda

São os 4 sinais cardeais, descobertos por Cornelius Celsus, e redescobertos em 1443 pelo Papa Nicolas V.

.
Calor: é oriundo da fase vascular, em que se tem hiperemia arterial e, conseqüentemente, aumento da temperatura local.
. Rubor: vermelhidão
. "
Tumor" : Edema
. Dor: é originada de mecanismos mais complexos que incluem compressão das fibras nervosas locais devido ao acúmulo de líquidos e de células, agressão direta às fibras nervosas e ação farmacológicas sobre as terminações nervosas

bibliografia:http://www.fo.usp.br/lido/patoartegeral/patoarteinfl3.htm

TEMPO (DURAÇÃO)/ QUADRO HISTOLÓGICO:
A classificação quanto á duração é muito arbitrária! Regra geral, utiliza-se o seguinte critério:
Superaguda: de horas a dias;
Aguda: de dias a semanas;
Subaguda: de semanas a meses;
Crônica: de meses (>3 meses, BOGLIOLO, 1978) a anos;

Quanto ao quadro histológico (Nem sempre há sobreposição das classificações quanto a duração e quadro histológico), os critérios são os seguintes:

Aguda: Predomina fenômenos vasculares - exsudativos (hiperemia ativa patológica, edema, e infiltrado de PMN, principalmente Neutrófilos.). Exceção: Hepatite Viral Aguda, na qual o infiltrado é sempre de Mononucleares.

Crônica: Predomina fenômenos proliferativos (Proliferação fibroblástica e angioblástica, e infiltrado de células Mononucleares, principalmente de Linfócitos, Plasmócitos e Macrófagos.). Exceção: Osteomielite Crônica, na qual o infiltrado é sempre de PMN.

Subaguda: Caracteriza-se por fenômenos tanto vasculares - exsudativos quanto proliferativos, ocorrendo hiperemia, edema, proliferação fibroblástica e angioblástica, com infiltrado de PMN - principalmente Eosinófilos, e também de MN - Linfócitos, Plasmócitos e Macrófagos.

Crônica
Ativa: Trata-se da inflamação crônica reagudizada, isto é, com superposição de fenômenos vasculares exsudativos em área inflamada cronicamente.

CARÁTER: Varia de acordo com o tipo morfológico predominante da resposta inflamatória. É um pouco subjetivo, mas academicamente podemos dividir os processos inflamatórios em:

Inflamação
Exsudativa:

A)
Serosa: Quando o exsudato produzido é aquoso, límpido e pobre em células. Pode-se subdividir em dois tipos:

Vesícula: Inflamação circunscrita de epitélio de revestimento, com elevação na superfície, e diâmetro igual ou inferior à 5 mm, com exsudato seroso.
Bolha: Inflamação exsudativa circunscrita de epitélio de revestimento, com elevação na superfície, e diâmetro superior à 5 mm, com exsudato seroso.(ROBBINS et alii, 1986).

B) Mucosa ou Catarral: Quando o exsudato produzido é viscoso, com alto teor de mucina, e cor e celularidade variável.

C) Purulenta ou Supurada ou Apostematosa: Quando o exsudato produzido é cremoso, amarelo-esverdeado, rico em PMN vivos e mortos ("Piócitos") e em células necróticas.

Pústula: Inflamação exsudativa circunscrita de pequena área da camada superficial da derme ou da espessura da epiderme, com diâmetro inferior ou igual à 5 mm.(ROBBINS et alii, 1986).

Furúnculo: Inflamação exsudativa circunscrita na derme ou hipoderme, afetando folículo piloso, geralmente associado com infecções com Staphylococcus aureus.

Antraz: Conjunto de furúnculos (confluentes) com necrose de superfície externa e de tecidos que o circunscreve. Trata-se de um processo grave.

Abscesso: Inflamação circunscrita (apostematosa ou abscedante) .


D) Fibrinosa: Quando o exsudato produzido é filamentoso, rico em fibrina, com celularidade variável.E) Pseudomembranosa: Quando ocorre formação de crostas, placas ou pseudomembranas a partir de exsudato fibrinoso. É, na verdade, um tipo especial de inflamação fibrinosa.


Crupal ou Cruposa: Inflamação fibrinosa pseudomembranosa em que ocorre necrose do epitélio de revestimento ou mucosa, com abundante exsudação de fibrina e formação de placas brancacentas brilhantes facilmente removíveis (Associa-se com infecções estreptocóccicas).
Diftérica: Inflamação fibrinosa pseudomembranosa em que ocorre necrose mais profunda, atingindo mucosa e submucosa, com formação de uma placa acinzentada opaca e que sangra facilmente à tentativa de remoção (associa-se com infecções com Corynebacterium difteriae no ser humano e com Shigella sp.).


F) Hemorrágica: Quando o exsudato é avermelhado e rico em hemácias.


G) Mista: Quando ocorre o predomínio de 2 ou mais tipos de exsudatos, simultaneamente. Exemplos: "Sero mucoso", "Muco purulento", "Muco hemorrágico", etc...


bibliografia:
http://www.icb.ufmg.br/pat/pat/old/classif.htm

Um comentário:

  1. a paz do Senhor amada,seu blogg é bem interessante é um assunto que quase não entendemos por não fazer parte da linguagem popular.Agora fica mais fácil quando os medicos falarem alguma palavra científica já sei o significado,muito legal.Acesse meu blogg e siga-me.Espero que voce goste, deixe seu comentário.

    ResponderExcluir