Quando um aumento do ácido supera o sistema tampão do pH do corpo, o sangue pode tornar-se realmente ácido.Quando o pH do sangue diminui, a respiração torna-se mais profunda e mais rápida, porque o corpo tenta libertar o sangue do excesso de ácido diminuindo o volume do gás carbônico .
O rins tentam compensá-lo por meio de excreção de uma maior quantidade de ácido na urina,mas se o corpo continua a produzir ácido pode ocorrer o coma
Causas principais de acidose e alcalose metabólicasAcidose metabólica
Insuficiência renal.Acidose tubular renal (um tipo de malformação renal).Cetoacidose diabética.Acidose láctica (acumulação de ácido láctico).Substâncias tóxicas como etilenoglicol, salicilato (em dose excessiva), metanol, paraldeído, acetazolamida ou cloreto de amónio.Perda de bases, como o bicarbonato, através do tracto gastrointestinal, causada por diarreia, íleostomia ou uma colostomia.
Alcalose metabólica
Uso de diuréticos (tiazidas, furosemida, ácido etacrínico).Perda de ácido causada por vómitos ou aspiração do conteúdo do estômago.Glândulas supra-renais hiperactivas (síndroma de Cushing ou utilização de corticosteróide).
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Acidose metabólica H+ e pH-
A acidose metabólica é uma acidez excessiva do sangue caracterizada por uma concentração anormalmente baixa de bicarbonato no sangue.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amei, exatamente o que procurava sobre cirurgia bariatrica, obrigada
ResponderExcluir